Viagem Chapada Diamantina – Dia 12 – 06/01/2015

12º Dia – 06/01/15 – Vale do Pati/BA-BR (Dia 04 – caminhada 8,7km / Poço da Árvore / Rio Pati / Casa Sr. Eduardo)

Esse foi o dia mais tranquilo do passeio pelo Vale do Pati, foi uma caminhada leve e aproveitamos muito para brincar nas águas do Rio Pati.

I6D_9749 I6D_9750

Da esquerda para direita… Eu (Luiz Paulo), Clenir, guia Hernandes, mulher do Jailson, sobrinho do Jailson, Jailson, Marcelo).

I6D_9757

Saímos da casa do sr. Jailson (Prefeitura) às 10:00h e fomos acompanhando ao fundo o Morro do Castelo.

Depois de 20min de caminhada, chegamos ao chamado Poço da Árvore, onde fizemos a primeira parada para banho.

Para entrar, a água estava um pouco fria, mas logo virou só curtição. Inclusive a Dona Clenir aproveitou e interagiu com o Rio Pati.

I6D_9775 I6D_9786 I6D_9800 I6D_9853 I6D_9922I6D_9847

Ficamos no Poço da Árvore por 1:50h. Aproveitamos ou não aproveitamos?! E seguimos nossa “difícil” tarefa do dia!

A trilha segue por uma mata fechada, onde avistamos um pequeno macaco na copa das árvores. Não temos notados muitos animais ao longo de todos esses dias na Chapada Diamantina, a não ser pequenos lagartos.

I6D_9958

Cruzamos o Rio Pati duas vezes uma por ponte e a outra por pedras no leito do rio ao lado de uma fantástica piscina natural. Local onde fizemos outra parada para mais um mergulho e para lanchar, era quase duas horas da tarde.

I6D_9976I6D10022I6D10030 I6D10035 I6D10038

Continuamos às 15:15h e 15min depois chegamos a casa de Sr. Eduardo, hoje administrada por seus herdeiros. Foi a casa mais simples que ficamos no Vale do Pati, não possuía nem geladeira (que vontade de uma cerveja bem geladinha!), mas fomos bem hospedados.

Como ainda era bem cedo, descemos ao leito do rio para aproveitar o final do dia. Eu e Clenir tomamos até banho de rio (sem shampoo para não prejudicar a natureza), foi bem legal! Outra coisa interessante eram os pequenos peixes que beliscavam a pele dos pés e das pernas.

I6D10085 I6D10101 I6D10104

Enquanto aguardávamos o jantar, ficamos tomando vinho e conversando sobre a vida a luz do luar do Vale do Pati. A Clenir fez um convite ao Marcelo para nos visitar em Cascavel/PR, será que ele irá?

Depois do delicioso jantar, ficamos contando histórias e piadas de paulistas, cariocas, gaúchos, baianos, nordestinos e até argentinos (imagine o intercâmbio cultural).