Viagem Chapada Diamantina – Dia 05 – 30/12/2014

5º Dia – 30/12/14 – Mucugê/BA-BR a Lençóis/BA-BR (170km)

Levantamos, ajeitamos as malas e fomos adiantar o café da manhã, era pouco mais de 7:00h da manhã (horário local).

Como o Zé quis se livrar de nós, nos levou, junto com outro hóspede, para uma trilha no fundo de sua hospedagem. Que seguia até a “boca do lagarto”.

IMA_6065IMA_6069IMA_6098

Retornamos a hospedagem, nos servimos com o delicioso café da manhã e ajeitamos os últimos detalhes antes de seguir.

IMA_6124

Eu e o Zé Pelo Mundo…

IMA_6131

Saímos de Mucugê/BA-BR às 8:30h e seguimos para Guiné-Vale do Capão, por uma estrada de chão e com alguns pontos com areia.

IMA_6202IMA_6273

Seguindo a dica do Zé, viramos a esquerda num posto de saúde em Guiné/BA-BR. Ao invés de seguir direto por uma estrada pouco utilizada, tomamos este desvio que segue pelo alto, ao lado da Chapada e passa por três pequenos povoados.

IMA_6361IMA_6371IMA_6440

Após o trevo de acesso ao Vale do Capão a estrada ficou ainda mais perigosa, com vários pontos com areia e com muitas oportunidades de cair.

IMA_6494IMA_6504

Chegamos ao Vale do Capão às 11:30h sob um sol escaldante.

Fui até a ACVP (Associação dos Condutores do Vale do Capão) para verificar como fazer o passeio até a Cachoeira da Fumaça. Neste dia eles estavam sem guias e se quiséssemos teríamos que ir sozinhos.

Tomamos um delicioso lanche no Terroá acompanhado de um café local, beiju de queijo coalho com tomate e cuscuz de coco com calda de jabuticaba.

I6D_3483 I6D_3486

Começamos a trilha às 12:50h sob forte calor. A. primeira parte e a mais “penosa”, são de 1 a 1,5km subida íngreme (mas com as melhores paisagens), depois o restante do caminho segue em terrenos plano. Não tivemos dificuldade para nos localizarmos na trilha, como havia vários grupos ficava muito fácil identificar o caminho.

mapa_elevacao_cachoeira_fumaçaI6D_3503

I6D_3551I6D_3604

Chegamos a maravilhosa Cachoeira da Fumaça com sua queda de 420m de altura (a 2ª maior do Brasil) depois de 1:30h de caminhada. Ficamos contemplando a paisagem por uns 45min.

I6D_3634I6D_3623I6D_3646 I6D_3649 I6D_3651 I6D_3654 I6D_3657

Retornamos para o Vale do Capão às 16:40h.

Ajeitamos as coisas na moto, tomamos mais um suco e seguimos para Lençóis/BA-BR.

IMA_6629

Chegando a Lençóis/BA-BR, fomos a agência Volta ao Parque (http://www.vplencois.com.br/site/) e nos informaram o local da pousada. Na Pousada dos Mineiros nos deram outra opção com garagem e acabamos aceitando, só seria um pouco mais retirada.

Voltamos a agência e acertamos 50% do pacote dos passeios e do hotel. E contratamos o passeio para o dia seguinte, para fugirmos um pouco da moto.

Jantamos e retornamos para a hospedagem, e já reservamos uma estadia para o dia 07/01/2015, no fim da trilha do Vale do Pati que faríamos.