Viagem Chapada Diamantina – Dia 03 – 28/12/2014

3º Dia – 28/12/14 – Brumado/BA-BR a Mucugê/BA-BR (258km)

Saindo de Brumado/BA-BR, me confundi um pouco num trevo na saída de cidade, já o GPS indicava outro caminho, mas um casal que residi em Foz do Iguaçu/PR-BR, nos ajudou a encontrar o caminho correto, porém nos alertou quanto as condições ruins da estrada.

O trecho da rodovia BR-030 entre Brumado/BA-BR e Sussuarana/BA-BR, cerca de 51km, estava em péssimas condições.

IMA_5244

IMA_5272IMA_5274

Acessamos a rodovia BR-407 e na sequência a rodovia BA-142, que até Ituaçu/BA-BR estava bem irregular. Nesta cidade foi único abastecimento do dia.

Na continuação começamos a ter uma pequena amostra do que nos esperada, a Chapada Diamantina começou a se revelar. Ao lado da estrada vários mirantes para belíssimas paisagens.

IMA_5378

IMA_5389

IMA_5391

IMA_5460

Chegamos em Ibicoara/BA-BR, às 11:35h (horário de Brasília), a única agência que estava atendendo era a Bicho do Mato, como estavam sem guias, era preciso fechar um grupo de 6 pessoas para viabilizar o passeio até a Cachoeira do Buracão.

Enquanto esperávamos, fomos a uma padaria para fazer um lanche.

Quando voltamos a agência, outros três casais iriam fazer o passeio. Por orientação do guia Daniel, deixamos a moto, e eu e a Clenir tivemos que nos separar e cada um ir em um carro (ela ficou brava, com a situação).

Eu segui com um casal paulista, o Rafael e a Fernanda.

Os 30km até o início da trilha eram bem irregulares e arenosos, em um ponto tinha até que atravessar um pequeno rio.

I6D_2787

I6D_2804

IMA_5474

A trilha de 3km até a Cachoeira do Buracão era bem bonita ao lado do rio que a forma, com uma pequena amostra da flora do lugar.

I6D_2825

I6D_2871

I6D_2883

Passamos pelo Poço das Angélicas e Recanto Verde, até de chegar a um ponto para se preparar para conhecer o Buracão.

I6D_2910

I6D_2929

Pegamos os coletes, a Clenir não quis ir, descemos até o rio e começar a nadar contra a forte correnteza para chegar o Buracão.

O trecho inicial era um afunilamento do rio e depois se abria em um amplo espaço circular e ao fundo uma cachoeira de cerca de 60m de altura. Era de tirar o fôlego, era espetacular.

Como a ajuda do guia e lutando contra a correnteza, chegamos a um ponto bem próximo a queda, o volume de água era tão grande, que mal se podia ver a cachoeira.

I6D_2980 I6D_2985 I6D_2962 I6D_2966 I6D_2976

Retornamos pela mesma trilha da chegada, conhecemos o Buracão por cima, e voltamos ao estacionamento.

I6D_3057

Seguimos para Ibicoara/BA-BR às 18:30h, e uma hora e meia depois chegamos na agência, acertamos o passeio e despedimos do pessoal.

I6D_3125

I6D_3141

Fomos para Mucugê/BA-BR já noite, na entrada da cidade, reencontramos meus novos amigos paulistas Rafael e Fernanda.

Fomos até a pousada Refúgio na Serra (http://refugionaserramucugeba.blogspot.com.br/), onde tínhamos uma reserva, fomos recepcionados pelo sr. Zé.

Depois de instalados e tomado um merecido banho. Fomos ao restaurante na própria pousada. Comemos bolinhos de charque com abóbora, enquanto curtíamos um som ao vivo.