Viagem Patagonia-Carretera Austral 2013 – Dia 13 – 17/12/2013

El Calafate-RA a El Chalten-RA (222km)

 

Levantei às 7:00h (local), a noite foi curta já que eu e meus amigos voltamos para o hotel às 3:00h. Estava um pouco cansado, mas bem disposto.

Como Theo e Martin ficariam na cidade mais um dia, eu segui só para El Chalten-RA.

O caminho de 220km, uma boa parte pela Ruta 40 é muito bonito, hora acompanhado pelo Lago Argentino, hora pelo Lago Viedma, O vento sentido leste, este sempre pode contar com ele, e as vezes uma rajada ou outra me preocupava, principalmente no momento de fotografar.

IMG73983IMG74021

Quando mudei de sentido pela RP-23, o vento estava bem forte e as vezes perigoso, os últimos 90km foram muito tensos, mas já estava me acostumando com a situação, apesar de ser muito difícil.

IMG74035 IMG74053 IMG74054 IMG74065 IMG74074

Cheguei a El Chalten-RA, busquei informações no Centro de Visitantes do Parque e depois na Secretaria de Turismo. Procurei um hotel e me hospedei.

Como estava tarde (13:00h – local), resolvi fazer o “Sendero das Torres” que era de “apenas” 8h e conseguiria voltar antes que escurecesse. O maior problema era que não havia almoçado e isso me fez sofrer bastante durante a caminhada.

Iniciei a trilha na região norte da cidade, próximo a hospedagem que estava.

Em geral a trilha é relativamente fácil, alternando alguns “sobes” e “desces”, era ruim quando havia o vento contra, que além de atrapalhar a caminhada, fazia a sensação térmica despencar.

IMG74095 IMG74145 IMG74158 IMG74164 IMG74187 IMG74196 IMG74257 IMG74259 IMG74273

Tardei 3h para chegar a Laguna Torres, e avistei os Cerros ao fundo com um lago verde-esmeralda aos seus pés.

IMG74297 IMG74300 IMG74313 IMG74316 IMG74318

Ventava muito, a sensação de frio era forte, pois não estava muito preparado. Resolvi seguir mais um pedaço da trilha até o Mirador Maestri.

Ao avançar alguns metros, não sei se devido ao frio, mas saiu sangue pelo nariz, e isso quase me fez desistir. Parei alguns minutos e resolvi insistir, o que valeu a pena, o lugar que cheguei era maravilhoso.

IMG74387 IMG74392 IMG74400 IMG74413 IMG74417 IMG74429

A volta foi mais tranqüila, teria que descer, era 18:30h. O maior problema foi a fome e comecei a sentir mais pernas.

Retornei a cidade pela região central, e caminhei mais alguns quilômetros até o hotel.

IMG74509 IMG74518

Chegando ao hotel, resolvi ficar um dia a mais.

Senti uma leve tontura, quando estava me preparando para tomar banho. E isso me preocupou um pouco.

Sai pela cidade, para comprar algumas coisas para a trilha do dia seguinte, ligar para casa e comer algo.

Desta vez experimentei o tal de Choripan (uma espécie de pão com lingüiça) acompanhado de uma taça de vinho.

IMG74525

Deixe um comentário

