Viagem Patagonia-Carretera Austral 2013 – Dia 06 – 10/12/2013

Comodoro Rivadavia-RA a Puerto Deseado-RA (333km / 20km ripio)

 

Este seria um dia tranqüilo, de Comodoro Rivadavia-RA a Puerto Deseado-RA são mais ou menos 300km de distância. Um percurso muito tranqüilo para se fazer num dia, se não fosse um pequeno detalhe, o VENTO.

Antes de sair da cidade, parei num posto para abastecer e tomar meu café da manhã. O vento já mostrava suas garras.

Na saída da cidade encontrei um motoqueiro com outra V-Strom e me alertou para ter cuidado com o vento.

O começo da viagem foi relativamente tranqüilo, mas quando cheguei próximo ao oceano Atlântico no golfo de San Jorge, o vento se tornou muito forte e a pilotagem muito difícil, a ponto de ligar o alerta da moto, para indicar para os outros motoristas o sufoco que estava passando.

IMG71981

A pior parte foi até Caleta Olivia-RA, depois como a rodovia se distanciou do oceano, o vento foi ficando mais fraco. Algo que cheguei a conclusão, é que na Patagonia sempre existe vento, dependendo do sentido que está se movendo,  vai sentir mais ou menos sua intensidade.

IMG71994

Continuando abasteci em Fitz Roy-RA, na segunda opção já que o posto de combustíveis da YPF estava sem combustível e sem atendente.

Após 16km  pela RN-3 acessei a rodovia para Puerto Deseado-RA, o vento às vezes se fazia notar para “mostrar” que estava ali.

Cheguei a cidade pesqueira ao meio-dia (local) e logo na chegada percebi que ali era um lugar a ser explorado com mais tempo, o lugar era incrível. A “Ria” do Rio Deseado tinha um tom de cor muito bonito, lembrando de um lago glaciar.

IMG72027

Passei por um escritório de informações turísticas, onde uma moça muito atenciosa me passou muitas informações. Foi uma grata surpresa saber quantas opções existem na cidade para se conhecer. Vale a pena ficar na cidade um tempo maior.

Dei uma volta na cidade a procura de um lugar  para comer e um hotel para me hospedar.

Deixei minhas coisas na hospedagem e fui para uma lanchonete. Segui para o Museu Municipal Mário Brozoski, que expõe uma coleção de peças de um naufrágio de uma fragata inglesa do séc. XIX.

IMG72075 IMG72062 IMG72060 IMG72056

O restante do dia foi praticamente  conhecer os “Cañadones” (Cânions) da Ria do Rio Deseado, que por si só já vale a pena o desvio de 120km da Ruta 3 até Puerto Deseado-RA.

Eu percorri 10km de rípio ao lado da ria, que é o nome dado ao braço de mar que “invade” o percurso de um rio. Neste local, o braço de oceano é de 40km.

IMG72265 IMG72234 IMG72216 IMG72215 IMG72207 IMG72167 IMG72159 IMG72150 IMG72142 IMG72138 IMG72096

Voltei para a cidade um pouco mais de 17h (local) e voltei para o escritório de turismo, para conhecer uma brasileira que trabalhava ali. Conheci Maria, uma mato-grossense  erradicada ali a 19 anos. Casada com um argentino e mãe de três filhas.

Conversamos um pouco, em português, e combinamos a noite jantar com sua família.

Voltei para o hostal, tomei meu maravilhoso banho e fui fazer minhas ligações internacionais. Aproveitei e tomei um café e comi algo.

Como o sol havia voltado, aproveitei para refazer algumas fotos do Museu Ferroviário e da orla da cidade.

 

IMG72427IMG72434

Quando regressei ao hotel, o atendente me avisou que a Maria havia passado ali e que estava num restaurante me esperando.

Fui até o restaurante. Lá conheci o seu esposo, Mário, um senhor muito simpático e com histórias muito divertidas de suas visitas ao Brasil.

Foi um jantar muito agradável, e cheguei a provar “pulpo” (pedaços de polvo) e lula (Lula-lá).

IMG72456 IMG72453 IMG72452

Esta vida de viajante é sempre surpreendente, sempre fazendo grandes amigos. Já estou com saudades!

 

Deixe uma resposta

