Viagem Peru/Bolívia 2012 – Dia 20 – 25/12/2012

Dia 20 – 25/12/2012 – La Paz-BO

Manhã de Natal, acordei bem cedo. Talvez não devesse já que nada estava aberto e no hotel não era servido café da manhã. Saí a procura de um lugar para “desayunar” (tomar café da manhã) , mas sem êxito.

Segui caminhando pelas ruas centrais de La Paz-BO, a primeira parada foi a Igreja de San Francisco, uma belíssima construção, principalmente seu interior aparentemente com o altar adornado em outro (infelizmente não se pode fotografar).

Continuei caminhando pela Av. Mariscal Santa Cruz até a Biblioteca, onde numa barraquinha resolvi arriscar e  improvisar um café da manhã. Foi uma boa aposta, experimentei suco de quínua com leite e comi umas deliciosas empanadas (sem recheio).  Muito bom.

Voltei um pouco e fui até a Plaza Murillo, onde se encontram a Catedral Nuestra Señora de La Paz, o  Congresso Nacional e o Palácio do Governo. Encontrei uma atmosfera bem familiar, com muitos pais e seus filhos experimentando os novos brinquedos, ou alimentando as vorazes e numerosas pombas na praça.

Caminhei sem uma direção definida, e acabei passando pelo Templo de San Sebastián, pela Igreja La Recoleta e  por uma feira na Plazaeguino e Av. Illampu. Esta feira  estava repleta dos mais diversos produtos e havia gente para todos os lados.

Voltei para praça da Igreja de San Francisco, e fiquei por ali algum tempo observando a movimentação natalina.

Voltei para o hotel, por volta da 10:30h.

Sai novamente para ligar para minha família. Parei numa agência de turismo (Coca Tour), comprei um mapa de rodovias da Bolívia e um passeio “City Tour”, que passaria pelo centro da cidade e iria até o Valle da La Luna.

Como o passeio sairia às 13:30h a partir da Plaza Isabel La Católica, resolvi ir até sem voltar para o hotel.

Parei para comer algo e continuei a caminhada pela Av. Mariscal Santa Cruz.

Quando passava pela Plaza do Estudante, uma turista “teoricamente” chilena, me abordou, perguntando para onde eu estava indo e me pedir para lhe tirar uma foto.

Logo após a foto, um senhor engravatado e com dentes de ouro, nos mostrou sua identificação dizendo que era investigador da polícia e pediu nossos passaportes. Eu fiquei muito desconfiado e a menina agiu naturalmente.

Ele viu o passaporte e me devolveu, eu deixei bem claro que aquilo era muito estranho, ele disse que estava investigando algumas pessoas que  estavam vendendo drogas e pediu para que o acompanhasse. Tudo aquilo era muito estranho, fui seguindo desconfiado. E quando passamos por três guardas, parei para perguntar se aquela atitude (abordagem) do suposto investigador era normal. O guarda falou que sim. Enquanto isso os dois continuaram e viraram a esquina.

Quando cheguei a esquina, os dois haviam sumido do mapa. Muito estranho, acho que escapei de um possível roubo.

Continuei até a Plaza Isabel La Católica. Cheguei faltando 15min. para o meio-dia. Fiquei esperando até às 13:45h, o ônibus passaria às 13:30h, fiquei novamente desconfiado com a situação. Perguntei para uma senhora de uma banca de jornal ao lado do ponto de ônibus sobre o ônibus, e ela disse que estava em manutenção desde a outra semana.

Voltei para a agência debaixo de chuva, e lá me devolveram o dinheiro. Que alívio, pensei que era outro golpe.

Voltei para o hotel, como nada havia dado certo e estava chuvoso, fiquei no hotel descansando e vendo TV, o restante da tarde.

Tentei visitar o Museu da Coca, mas também estava fechado.

À noite retornei ao mesmo restaurante da noite anterior para jantar e finalmente experimentar a cerveja local Paceña.

Hoje senti bastante falta da minha casa e do meu país. Os próximos serão uma angustiante contagem regressiva. Faltam 5 dias e mais 3000km, se tudo ocorrer conforme planejado.

 

GASTOS NO DIA – 114,50 BOL (R$ 37,85)

2,50 BOL – Suco Quínua c/Leite+Empanadas (R$ 0,83)
5,00 BOL – Coca (R$ 1,65)
25,00 BOL – Mapa Bolívia (R$ 8,26)
12,00 BOL – Café+Salgado (R$ 3,97)
4,00 BOL – Água (R$ 1,32)
1,00 BOL – Chamada Telefônica Agência (R$ 0,33)
65,00 BOL – Jantar Pizza+Paceña (R$ 21,49)

Deixe uma resposta

