Viagem Peru/Bolívia 2012 – Dia 18 – 23/12/2012

Dia 18 – 23/12/2012 – Puno-PE (Lago Titicaca)

O destino do dia eram duas ilhas no lado peruano do Lago Titicaca, a Isla Uros e a Isla Taquile, e claro  seria navegando. A moto ganhou mais um dia de descanso.

Pouco depois das 6:00h da manhã (local), tentei encontrar  um lugar para o desayuno (café da manhã), rua vai e rua vêm encontrei um brasileiro perdido também procurando um lugar para o café.

Andamos algumas ruas e nada estava aberto. Voltei para o hotel e esperei o pessoal da agência passar para seguir para o passeio.

O dia a princípio estava espetacular.

Iniciamos o passeio de barco e seguimos para o 1º destino, a Isla Uros, o tempo começou a fechar.

Paramos o barco numa das pequenas ilhas flutuantes, onde viviam seis famílias. O guia nos explicou muitos detalhes da característica das ilhas e do povo que nelas vivem.

Começou a chover levemente, voltamos para o barco e partimos rumo a Isla Taquile, a um pouco mais de 2h de navegação dali. Nosso barco seguia a mais ou menos 13 a 14km/h.

Por cerca de 1h o tempo ficou fechado, e pouco a pouco voltou a ser um dia espetacular.

Chegamos a um dos 8 portos da Isla Taquile por volta do meio-dia (local), e fizemos uma pequena caminhada morro acima de tirar o fôlego até a Plaza de Armas do vilarejo. Após uma pequena pausa, seguimos para o almoço.

Foi nos oferecido, de uma entrada uma sopa de quínua e de prata principal “Trucha a La Plancha”, ambas os pratos da culinária local e deliciosos.

Enquanto almoçávamos conversei com uma família colombiana, que desde o dia 1º de dezembro/2012 estavam na estrada em dois carros.

No nosso grupo havia vários brasileiros e aos pouco fui os conhecendo.

Depois de conhecer o outro lado da ilha, onde são tiradas as fotos de postais com vista do lado peruano do Titicaca, voltamos para o barco e regressamos para Puno-PE, eram 14:45h.

Após 2:30h de viagem, curtindo a imensidão do lago, voltamos para o ponto de partida da jornada.

No caminho até o hotel, passei por uma tenda de artesanatos e comprei mais algumas lembranças de recordação.

À noite após o banho, com a indicação da recepcionista do hotel fui ao restaurante turístico La Choza de Oscar, depois de uma passada pela Plaza de Armas da cidade com sua esplêndida igreja.

No restaurante pedi o tão esperado Cuy (porquinho da índia). A princípio me pareceu gosto de peixe bem frito, mas logo depois senti um gosto peculiar.

No meio do jantar, um grupo de cantores e dançarinos, com músicas e danças típicas animou ainda mais a noite.

Reencontrei o casal do Acre, Geazí e sua esposa, e ficamos jogando conversa fora, enquanto assistíamos a apresentação.

Voltei para o hotel, no dia seguinte o destino é a Bolívia. Já estou com saudade do Peru (no bom sentido).

GASTOS NO DIA – S/.132,00 (R$112,78)

S/. 20,00 – Almoço Isla Taquile (R$ 17,09)
S/. 3,00 – Coca (R$ 2,56)
S/. 2,00 – Gorjeta/Propina Foto (R$ 1,71)
S/. 10,00 – Presente Lhama (R$ 8,55)
S/. 3,00 – Água (R$ 2,56)
S/. 40,00 – Presentes (Bolsas/Gorros/Chaveiros/Almofada) 30+10 (R$ 34,19)
S/. 10,00 – Propina Show Restaurante (5+5) (R$ 8,55)
S/. 44,00 – Jantar Cuy – Débito (R$ 37,57)