Viagem Peru/Bolívia 2012 – Dia 12 – 17/12/2012

Dia 12 – 17/12/2012 – Cusco-PE

 

Com o desgaste do Caminho Inca, eu resolvi ficar um dia a mais na cidade e descansar um pouco, antes de seguir para Nazca-PE.

Estou pensando em cortar Lima-PE do roteiro, um fator que pesa além do tempo é ter pedido o GPS (e nas ruas de uma grande cidade é imprescindível). Ainda não decidi o que fazer.

Acordei às 7:00h (horário local), após uma ótima noite de sono. Tomei café da manhã e comecei a preparar (pesquisar) os passeios do dia. A recepcionista do hostal, Nadia, me ajudou bastante desta tarefa.

Levei minhas roupas sujas até uma lavanderia e passei no estacionamento para conferir se a moto ainda estava lá e verificar o valor a ser pago no dia seguinte.

Bem meu tour por Cusco-PE começou pelo Convento de Santo Domingo (Qorikancha), um lugar muito bonito, e sua pinacoteca é espetacular (o único problema é não poder fotografar de forma alguma).

Na seqüência fui a Plaza de Armas, e pela Igreja da Sagrada Família, ingressei na Igreja Catedral. Deram-me uma espécie de walkman que me guiava pelas seções da igreja.

As três igrejas que compõem o complexo (Sagrada Família, Matriz e Triunfo) são belíssimas e cheias de valorosas obras de cedro, ouro e prata, mas infelizmente sem poder fazer fotos (isso pra mim é uma tortura!).

Após 1h de excursão pelas igrejas, voltei para a Plaza de Armas e fui até o muro Inca, para registrar as pedra de 12 ângulos.

Fui ao Museu Inka, com sua fantástica coleção de artefatos históricos (também sem fotos).

Fui a Igreja de La Compañia, mas como era mais de 11:30h, não pude visitar naquele momento.

Segui pela Calle Triunfo e Santa Clara até o Mercado San Pedro, onde o movimento do horário do almoço era grande. As pessoas sentavam a frente de um balcão e ali faziam sua refeição.

Tomei um suco no mercado e continuei caminhando sem rumo, e cheguei a Igreja de Santa Teresa, voltei para a praça principal pela Calle Plateros, onde fiz uma pausa para o almoço (Alpaca).

Conheci a Igreja de La Compañia, que pra variar não se pode fotografar.

Consegui comprar um mapa rodoviário do Peru e voltei para o hostel.

Troquei um pouco de dinheiro de Reais para Nuevos Soles (R$1,00 = S/.1,17), fui experimentar a “Chica Morada” (uma cerveja de milho sem álcool) e busquei as roupas na lavanderia.

IMG59189

Fiquei no hotel atualizando este diário e conversando com a atendente do hotel a Lila, uma simpática moça, que me passou muitas informações.

 

GASTOS NO DIA – S/.236,00 (R$203,79)
S/. 6,00 – Lavagem Roupas (R$ 5,19)
S/. 10,00 – Entrada Convento Santo Domingo/Qorikancha) (R$ 8,66)
S/. 25,00 – Entrada Catedral (R$ 21,65)
S/. 20,00 – DVD (Catedral) (R$ 17,32)
S/. 5,00 – Suco Mercado San Pedro (R$ 4,33)
S/. 39,00 – Almoço Rest. PachaMama (Lhama) – Débito (R$ 33,22)
S/. 10,00 – Entrada Compañia de Jesus (R$ 8,66)
S/. 25,00 – Mapa Peru (R$ 21,65)
Câmbio R$800,00 -> S/.936,00
S/. 6,00 – Chicha Morada (R$ 5,19)
S/. 90,00 – Hotel Cusco-PE (Killa Wasi) (R$ 77,92)

Deixe um comentário

