Viagem Peru/Bolívia 2012 – Dia 09 – 14/12/2012

Dia 09 – 14/12/2012 – Trilha Inca – Dia 02

Fomos acordados às 5:00h da manhã, para iniciar o dia mais difícil da travessia. Seria 60% de subida e 40% de descida, e passaria pelo ponto mais alto da trilha a 4215m.s.n.m.

Tomamos café da manhã e às 6:00h da manhã estávamos na trilha, morro acima!

Desde o início da caminhada estava bem difícil, no ponto de controle em Hayllabamba, carimbamos nosso passaporte. Na seqüência após outra grande subida descansamos um pouco em Yuncachimpa-Ayapata (7:28h – 3300m.s.n.m.) e encontramos com outros grupos. Parecia uma Babel, e sabe aquela frase pessimista: “pra que estudar, eu nunca vou usar isso.”, se o assunto é inglês, este é um lugar que se não sabe o idioma, você fica de fora. Ali existiam pessoas do mundo inteiro e de várias faixas de idade, o inglês era pela a 2ª língua de cada um, se a primeira. Conselho, se você quer viajar mesmo na América Latina, estude inglês.

Fizemos outra parada, onde neste ponto era o último lugar para comprar algo pra comer ou beber.

A caminhada estava muito dura, principalmente pelo ar rarefeito. Parava-se para descansar, andava 5m e já estava sem fôlego novamente, era impressionante. As meninas de Taiwan, que estavam muito alegres no dia anterior, se via em seus rostos o cansaço e a aquela velha pergunta: o que estou fazendo aqui?

Eu fui caminhando junto com a Susana Dolly, uma senhora com mais de 50 anos de idade e com uma vitalidade e alegria contagiante.

Por volta do meio-dia alcançamos os temíveis 4215m do Warmiwañusca (Mulher Morta), a alegria de todos era contagiante.

Depois que nosso grupo se reuniu novamente, a guia nos orientou para tomar o acompanhamento nº13. Então eu e Dolly seguimos “morro abaixo”.

Pensei que descer fosse mais fácil, mas a sobrecarga sobre os joelhos era grande. A mochila estava pesada e os degraus altos dificultavam a caminhada. O cansaço começou a ficar mais evidente.

Após 1:20h de caminhada muito forte, chegamos ao camping no Valle de Pacaymayu, no meu caso exausto.

Estava bem cedo ainda, mas depois de 12km de desta caminhada o melhor que se tinha a fazer era  tentar descansar um pouco na barraca.

Logo após o jantar minha cabeça começou a doer, provavelmente pelos efeitos da altitude, nada que um bom chá de coca não resolvesse.

 

GASTOS NO DIA – S/.5,00 (R$4,33)

S/. 5,00 – Água (R$ 4,33)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s