Viagem Peru/Bolívia 2012 – Dia 08 – 13/12/2012

Dia 08 – 13/12/2012 – Trilha Inca – Dia 01

Mapa-Trilha Inca

Acordei um pouco ansioso e neste dia estava chuviscando, que me deixou ainda mais apreensivo.

Segui às 8:30h para Plaza de Armas, local combinado que o grupo e a guia Juana vindos de Cusco-PE iriam me encontrar.

Por volta das 9:45h chegaram a Ollantaytambo-PE e seguimos para o famoso km 82 da ferrovia que passa por Águas Calientes-PE, chamado Pisacacucho e o ponto de início da Trilha Inca.

O clima estava bem agradável, estava nublado, mas sem chuva. Uma boa atmosfera para começar os 42km até Machu Picchu.

Esperamos os tramites com os passaportes e às 11:40h estávamos começando a trilha. Meu grupo era incrível (não posso reclamar), eu, mais 3 meninas e a guia. Todos estavam empolgados, principalmente as meninas.

O lugar era incrível e como a chuva havia ficado para trás, foi só aproveitar e dá-lhe fotos.

O percurso inicial era margeando o Rio Urubamba. A primeira ruína que a guia Juana destacou foi a Q’hanamarca.

Desse ponto em diante, começamos a ver algumas pessoas já desistindo. Uma pena, algumas em lombos de mulas e outras com lágrimas nos olhos. Era triste e me fazia duvidar da minha própria capacidade. A princípio estava me sentido muito bem, sem qualquer problema com altitude. Apesar de que neste ponto ainda estava abaixo de 3000m.s.n.m.  (metros sobre o nível do mar).

Fizemos uma parada às 13:15h para a primeira parada para refeição na trilha. Os porteadores carregavam todos os equipamentos e iam à frente para montar a base e preparar a nossa refeição, e para isso tinham um preparo físico excepcional.

Nosso grupo era formado pela guia peruana Juana, pela argentina Susana Dolly e as tailandesas Wei e Sharon. Ao fim do percurso ou para almoçar, nos juntávamos ao grupo do guia Carlos “Ula-ula”, que era composto de uma americano (em lua-de-mel) Michael e Sarah e pelo britânico Karin.

Depois do almoço seguimos nosso caminho, às vezes com algumas fortes subidas, já um preparativo para os dias seguintes.

Encontramos mais uma grande ruína Inca (15:30h), Llactapata ou Patallacta (Cidade da Colina), que era um centro administrativo agrícola.

Seguimos mais alguns quilômetros, as belas e cênicas paisagens, com direito a vista do Cerro Vitória com seu cume nevado e mais de 5000m de altura.

Após 8km de caminhada no primeiro dia chegamos às 17:10h a um local antes de Hayllabamba, para o primeiro acampamento da Trilha Inca.

Sempre nos preparavam um pequeno lanche na chegada, e depois o jantar com pratos da variada e saborosa culinária local.

GASTOS NO DIA – S/.6,00 (R$5,19)
S/. 6,00 – Frutas Secas (Trilha Inca) (R$ 5,19)

2 Respostas para “Viagem Peru/Bolívia 2012 – Dia 08 – 13/12/2012

• Olá Daniela,

A maior parte do passeio não foi por uma empresa específica.

Somente a parte de Cusco/Machu Picchu/Trilha Inca, que comprei um pacote com uma empresa (http://www.cincoelementos.tur.br/). É uma empresa de Foz do Iguaçú/PR e falei com Miriam – Fone/Fax: (45) 3028-3783/3028-3782. Principalmente pela trilha inca que é necessário programar com uma certa antecedência.

Se precisar de mais alguma informação me avise, pode mandar um e-mail direto para lpmodos@gmail.com.

Obrigado por ter gostado!