Viagem Peru/Bolívia 2012 – Dia 07 – 12/12/2012

Dia 07 – 12/12/2012 – Cusco-PE a Ollantaytambo-PE (Valle Sagrado)

A aventura iria começar neste dia, deveria levar todas as coisas para o dia de hoje e mais os 4 dias da Trilha Inca. Como tinha uma mochila de ataque de 38l, não foi tarefa fácil decidir o que levar e o que não. Acabei levando principalmente:

• Todos meus itens de uso pessoal (sabonete, protetor solar, protetor labial, papel higiênico, papel umedecido, escova dental, pasta de dente, remédios,…);
  • 5 x camisetas;
  • 1 x canivete;
  • 1 x saco dormir;
  • 1 x saco dormir de emergência (alumínio);

O que não levei e fez falta foram um par de chinelos e meu guia sobre as atrações do roteiro.

O pessoal da agência passou no hotel às 8:30h (horário local) e seguimos para o Valle Sagrado, num ônibus cheio de turistas.

No caminho uma pausa num mercado de artesanatos (Inkaq Samanan). Aproveitei para comprar água e ir ao banheiro (S/.1,00). Eu acabei comprando um par de luvas extras, deveria ter comprado um gorro (seria mais útil).

Seguimos para Pisac-PE, antes da cidade as paisagens eram espetaculares e de tirar o fôlego, e claro a uma parada do ônibus era inevitável.

Na entrada das ruínas de Pisac-PE (11:20h), a mais importante ruína Inca de pois de Ollantaytambo, começou a chuviscar e estreei minha capa de chuva.

Nosso grupo com umas 30 pessoas seguiu o guia com suas explicações sobre o lugar e sua importância para os Incas. Neste lugar está o maior cemitério Inca, com mais de 3000 tumbas, o detalhe é que estão incrustadas na montanha (todas aparentemente violadas a busca de tesouros).

Fomos a cidadezinha de Pisac-PE, passamos para conhecer uma pequena fábrica de prata e aprender como se fabricam estas valiosas jóias. Depois tivemos tempo livre para passear pela feirinha da cidade. Outra vez não resisti a tentação e comprei mais artesanato, umas bonequinhas.

Conheci um pouco melhor uma chinesa (que não me lembro seu complicado nome) e o carioca Francesco, e acabamos sempre juntos nos passeios o restante do dia.

Em Urubamba-PE parada para o almoço no Restaurante Muña, um excelente lugar com comida típica mucho exquisita (muito boa). Provei diversas comidas (mas não tem como lembrar os nomes) e bebi uma cerveja Cusqueña de trigo.

No almoço conheci um casal argentino de Córdoba-RA e partimos às 14:30h para a próxima atração do dia.

Em Ollantaytambo-PE, a cidade Inca viva, fomos para suas ruínas Incas. Onde mesmo com suas obras inacabadas, mostra sua beleza e a aptidão dos Incas em transportar e trabalhar as gigantescas pedras.

Terminado o passeio, eu fiquei na cidade, junto com alguns turistas e fui para o hotel.

Depois do banho, voltei para centro da cidade (Plaza de Armas) para comprar um bastão (essencial na Trilha Inca) e jantar.

Um pouco mais a noite, assisti meu time ganhar a Copa Sul-americana, mas com a internet lenta só acompanhei os lances por flash’s. Valeu, ganhou o troféu na marra!

Neste dia após o banho, tive uma sensação estranha. Quando me despedi do pessoal do ônibus, uma angustiante sensação de solidão. É complicado fazer novas amizades e muito rapidamente se vai. Talvez (ou quase certeza) aquelas pessoas nunca mais as veja, mas faz parte da vida!

GASTOS NO DIA – S/.70,00 (R$60,62)

S/. 4,00 – Água (R$ 3,46)
S/. 8,00 – Luvas (R$ 6,93)
S/. 1,00 – Banheiro (R$ 0,87)
S/. 20,00 – Bonecas (R$ 17,32)
S/. 10,00 – Cerveja (Restaurante Urubamba-PE) 8+2 (R$ 8,66)
S/. 27,00 – Jantar (Ollantaytambo-PE) (R$ 23,38)