Viagem Peru/Bolívia 2012 – Dia 03 – 08/12/2012

Dia 03 – 08/12/2012 – Pontes e Lacerda/MT-BR a Ariquemes/RO-BR (863km)

Mapa

O dia começou nublado, e prometia ser complicado. Eu e Fabrício retiramos as motos de dentro do hotel, ajeitamos as malas e partimos rumo a Porto Velho/RO-BR, a uns 1000km de Pontes e Lacerda/MT-BR.

A viagem seguia tranquilamente quando a moto do Fabrício começou a falhar por falta de combustível e parou a 30km de chegar a Comodoro/MT-BR. Acenamos para alguns motoristas (principalmente caminhoneiros) e nada de pararem. Até que uma boa alma parou e nos doou uma pequena mangueira, para transferir a gasolina de uma moto para outra.

Transferimos aproximadamente 2l de gasolina, e seguimos viagem. Eu fui à frente para encher meu tanque e voltar para socorrer a moto sedenta.

Em Comodoro/MT-BR, abasteci e pedi ao frentista que enchesse um galão para levar o combustível.

Voltei uns 10km e lá estava Fabrício desanimado e sem combustível novamente. Esvaziamos o galão e seguimos para a cidade.

No posto de combustíveis encontramos o casal  dos outros dias (eu acreditava que era pai e filho), nos apresentamos, ele era Nico e ela Naka, eram da Venezuela, estavam viajando a mais de um ano e também seguiam para Porto Velho/RO-BR (http://viajandoendealtacilindrada.blogspot.com).

Fizemos um pequeno lanche, e seguimos passando por alguns chuviscos.

Em Vilhena/RO-BR, a primeira cidade de Rondônia, uma forte chuva nos recepcionou e acabamos nos separando de Nico e Naka.

Paramos para abastecer (13:00h – Brasília) e saímos debaixo daquele “toró” (chuva forte), eu não via nada a frente, meus óculos estavam embaçados e para ajudar com muitos caminhões.

Quando estava a 30km de Vilhena/RO-BR, o GPS caiu da moto e não estava pendurado como de costume e não consegui ver onde caiu por causa da chuva. Fiquei uns 30min. tentando encontrá-lo debaixo de chuva sem sucesso. E agora, perdi o GPS com muitas informações, o que vou fazer no restante da viagem? Foi uma enorme perda e teria que voltar às antigas, viajar sem meu útil companheiro. O problema era que antigamente, sem GPS, eu me preparava mais com mapas e detalhes dos lugares onde queria visitar. Dica sempre esteja preparado para o pior!

Com a parada, acredito que Fabrício continuou a viagem, e nos perdemos. Estava só novamente. Pensava que o encontraria na próxima cidade a frente (Pimenta Bueno/RO-BR), mas isso não aconteceu.

A chuva cessou e não mais voltou durante o dia.

Em Cacoal/RO-BR, às 14:00h no horário local (16:00h – Brasília), fiz outro abastecimento e conheci um rapaz de uma concessionária de motos local.

Seguindo passei pelo pior trecho da viagem até então, que seguia até próximo a Ji-Paraná/RO-BR. Havia muitos buracos (panelas) no asfalto irregular.

Em Ji-Paraná/RO-BR estavam fazendo muitas obras, o que travou um pouco o trânsito.

Em Ariquemes/RO (20:00h – Brasília), o sol já estava baixo, como faltavam ainda 200km para a capital do estado, resolvi ficar por ali (Hotel Verona / Av. Capitão Silvio, 1367).

Pouco antes de terminar a viagem do dia, notei alguns estalos na transmissão, na região da corrente-coroa. No hotel tentei esticar a corrente e aparentemente conter o barulho. No dia seguinte ficaria atento a qualquer possível problema.

Depois de instalado, fui jantar ao lado do hotel e ponto final.

GASTOS NO DIA – R$267,74
R$ 45,00 – Hotel Pontes e Lacerda/MT-BR (Periquito)
R$ 55,05 – Combustível DL650 V-Strom (39365km – 18,05l – R$/l3,050) Comodoro/MT-BR
R$ 0,20 – Combustível (Falta na Moto Fabrício)
R$ 4,00- Leite+Pão Queijo+Mocotó
R$ 19,00- Combustível DL650 V-Strom (39503km – 6,46l – R$/l2,990) Vilhena/RO-BR
R$ 37,88 – Combustível DL650 V-Strom (39734km – 12,71l – R$/l2,980) Cacoal/RO-BR
R$ 2,50 – Coca
R$ 42,11 – Combustível DL650 V-Strom (40022km – 14,13l – R$/l2,980) Ariquemes/RO-BR
R$ 45,00 – Hotel Ariquemes/RO-BR (Verona)