Viagem Uruguai 2011 – Dia 03 – 10/03/2011 (La Pedrera-UR)

3º Dia – 10/03/11 – Fortaleza Santa Teresa-UR a La Pedrera-UR (143km)

MAPA-Uruguai03

O relógio despertadou às 6:00h da manhã no horário do Brasil e 5:00h da manhã no horário uruguaio de verão. Fui à praia de La Moza, onde ficava o camping. Passeei um pouco pela orla e voltei para tomar “café da manhã”.

IMG28405 IMG28417

O primeiro problema do dia era desmontar e guardar a barraca, que por si só já era um pouco chato, imagine com o vento atrapalhando.

Pouco após às 8:00h da manhã, estava partindo para a estrada, a idéia inicial era conhecer o máximo possível o Parque Nacional de Santa Teresa.

Passei pela Playa Cerro Chato, onde encontrei dois hippies curtindo o visual da praia. Cheguei na Playa Del Barco, onde conheci uma família uruguaia bem animada. Tiramos algumas fotos uns dos outros, principalmente com a “Lis” ao fundo e nos despedimos.

IMG28438 IMG28466

O tempo que estava um pouco fechado, mas resolveu abrir e o dia ficou bem mais lindo.

Seguindo pelo parque, conheci o Sombráculo, a Laguna de Peña (onde há um observatório de pássaros) e o Invernáculo.

IMG28510 IMG28544 IMG28566 IMG28581

Fui até a Playa Grande e subi ao mirador Mangulho, por uma estrada a princípio de chão, depois alternando asfalto e buracos. A vista de cima era um pouco decepcionante.

Dirigi-me a saída do parque, e logo a frente uma estrada de chão que levava a Laguna Negra. Resolvi enfrentar a estrada e conhecer a bela lagoa.

Pouco mais de 3km cheguei à lagoa de águas escuras, tirei várias fotos e aproveitei para tomar um refrigerante. Segui um pouco mais adiante e de repente o tempo mudou e começou a chover.

IMG28615 IMG28617

Rapidamente retornei para a Ruta 9 e resolvi me abrigar da chuva num ponto de ônibus. Ao tentar parar num gramado a moto escorregou, pendeu para o lado e ficou caída apoiada no terreno desnivelado sobre a mala lateral (outro fiasco em dois dias de viagem).

DSC44708

Esperei uns 20min. pela chuva mais forte, e as 11:30h estava na estrada novamente rumo ao sul.

Parei em Punta Del Diablo, deixei a moto num ponto mais alto e segui caminhando a procura de um lugar para comer. Cheguei a um local cheio de lojinhas e resolvi parar numa delas. O pedido foi empanadas de “pescado y queso” e “jamón y queso”. Enquanto almoçava  o tempo melhorou e parou de chover.

Passei pelo farol para fotografar e voltei para a estrada.

DSC44713 DSC44729

Segui pela Ruta 9 até o trevo para a Ruta 16 que chega até Aguas Dulces-UR, onde parei para fazer mais algumas fotos.

Tomei a Ruta 10 e segui até a entrada para Cabo Polônio-UR. Deixei a moto num estacionamento, paguei pelo transporte, calcei meu chinelo e esperei o caminhão chegar.

DSC44784-1

DSC44786 IMG28667 IMG28732 IMG28740 IMG28775 IMG28797

Embarcamos e partimos pelas estradas arenosas até o povoado. O caminhão era adaptado para o transporte e sacolejava para todos os lados, só esta aventura valia o ingresso.

No povoado percorri toda a trilha “fácil” até o farol. Parar chegar ao topo do farol se cobra ingresso, para vencer os 132 degraus.

Resolvi fazer a trilha mais difícil, só que o tempo piorou até que efetivamente começou a chover. Continuei mesmo assim me molhando até o fim da trilha (sempre com a ajuda do GPS) e voltei para o ponto de embarque nos caminhões.

Fiquei esperando junto com inúmeras pessoas a chegada de um caminhão. Estava bem molhado e começou a ficar frio, não tinha muita opção já que minhas coisas estavam na moto.

Quando um caminhão chegou foi facilmente enchido, consegui embarcar no segundo, mas fiquei de pé. O tempo ainda seguia chovendo.

No complexo da entrada para o Cabo Polônio, já não chovia. Aproveitei para colocar a roupa de motoqueiro e tomar algo antes de continuar.

Parti para a estrada, alguns quilômetros adiante o tempo fechou e ameaçava chover forte. Resolvi pernoitar em La Pedrera-UR.

Sob chuva e com alguma dificuldade encontrei um ótimo hotel (Hotel La Pedrera), com uma grande estrutura e com direito a piscina aquecida. O problema era o preço, um pouco caro.

DSC44814

Depois do merecido banho, fui para o restaurante do hotel. Conheci Dana, uma uruguaia de Treinta y Trés-UR (uma cidade que provavelmente iria passar). Conversamos um pouco e ela me deu alguns dicas interessantes.

Experimentei uma cerveja chamada “Patrícia” e o famoso Chivito, e fim de um molhado dia.

Anúncios

Uma resposta para “Viagem Uruguai 2011 – Dia 03 – 10/03/2011 (La Pedrera-UR)

  1. ´Muito bacana seu relato e as fotos. Apesar de não viajar de moto, vou tirar umas ideias de lugares para ir daqui. Parabéns. bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s