Viagem Atacama-Santiago/Chile – Dia 02 – Joaquin V. Gonzalez/RA

2º Dia – 28/12/10 – Corrientes-RA a Joaquin B. Gonzalez-RA (625km)

Depois de uma noite curta, às 5:00h da manhã estava acordado. Enrolei um pouco até às 5:30h.

Lubrifiquei as correntes da moto e comecei a arrumar as malas.

Mauro e eu retiramos as motos do hotel, acertamos a conta e seguimos rumo ao Chaco. O destino do dia seria Salta-RA a aproximadamente 800km.

O início da viagem começou um pouco tenso por causa dos acontecimentos do dia anterior, principalmente a falta de combustível. Ao ver um posto parávamos para abastecer.

Aparentemente a situação estava normalizada, os postos tinham gasolina.

O clima diferente do dia anterior estava todo nublado, que ajudou a aliviar a temperatura normalmente muito quente no Chaco.

Em Presidencia de La Plaza-RA encontramos o primeiro grupo de motoqueiros brasileiros (vindos de Balneário Camboriú/SC). Em Pampa de los Guanacos-RA fizemos uma pausa para beber algo e abastecer. Conhecemos outro grupo de brasileiros vindos de São Paulo/SP.

Quando aguardava para abastecer, deixei a moto de lado enquanto conversava com os brasileiros. Um motorista ao terminar o abastecimento quase bateu na minha moto ao afastar seu carro, por sorte um dele gritou chamando a atenção do motorista.

Novamente na estrada, aconteceu o primeiro incidente da viagem. Surpreendido por uma boiada que atravessava a rodovia. Fui para a “banquina” (acostamento) que apresentava um desnível. Ao tentar retornar a pista, entrei muito de lado, a moto escorregou  e a deixei cair no acostamento de terra.

Fiquei furioso com o ocorrido, acenei para uma caminhonete do grupo de brasileiros e um senhor me ajudou a levantar a moto, com alguns riscos (enfim a moto estava batizada com seus primeiros detalhes).

Alcancei  o Mauro e seguimos até Monte Quemado-RA, onde paramos para almoçar.

Na saída tivemos uma chance de abastecer as motos, mas desistimos e seguimos pela Ruta 16 sob a ameaça de chuva e de alguns animais cruzarem a pista de rodagem. Passamos por alguns trechos de asfalto irregular e molhados por uma chuva anterior.

Para completar a série de decepções, na cidade de Joaquin V.Gonzales-RA, os dois postos estavam sem combustível e as motos sem gasolina suficiente para chegar as próximas cidades.

Eu, Mauro e o grupo de motoqueiros de Baln. Camboriú/SC ficamos na fila aguardando por oito horas até abastecer as motos.

Como estava bem tarde, não tivemos alternativas se não pernoitar na cidade. Esperar nunca é bom, mas tivemos uma ótima oportunidade de conversar com as pessoas locais e conhecer melhor pessoal.

Gastos no dia: A$321,00 / R$ 147,60

A$ 94,00 – Hotel (Corrientes/RA) (R$ 43,22)

A$ 15,00 – Café+Media Luna+Alfajor (Presidéncia de la Plaza/RA) (R$ 6,90)
A$ 43,00 – Combustível DL650 V-Strom (2959km – 10,195l – A$/l 4,229) YPF – Pres. Roque Saenz Peña/RA (R$ 19,77)
A$ 8,00 – Coca (R$ 3,68)
A$ 45,00 – Combustível DL650 V-Strom (3118km – 9,026l – A$/l 4,989) YPF – Pampa de los Guanacos/RA (R$ 20,69)
A$ 20,00 – Almoço (Monte Quemado/RA) (R$ 9,20)
A$ 12,00 – Coca (Fila Abastecimento) (R$ 5,52)
A$ 76,00 – Combustível DL650 V-Strom (3400km – 17,846l – A$/l 4,229) YPF – Joaquin V. Gonzalez/RA (R$ 34,94)
A$ 8,00 – Lanche (R$ 3,68)