Viagem Atacama-Santiago/Chile – Dia 01 – Corrientes/RA

1º Dia – 27/12/10 – Cascavel/PR-BR a Corrientes-RA (787km)

Às cinco da manhã começou esta viagem, e desta vez acompanhado. Passei no hotel, encontrei Mauro, motoqueiro de São Lourenço do Sul/SP que conheci na viagem a Belém/PA, e partimos para Foz do Iguaçu/PR. Ele com sua BMW G650 e eu com minha Suzuki DL650 V-Strom, ambas motos novinhas com baixa quilometragem.

O trecho pela rodovia BR-277 entre Cascavel/PR e Medianeira/PR, como muitos sabem não é duplicado e a estrada estava movimentadíssima, que serviu de aperitivo para o início da viagem.

Em Foz do Iguaçu/PR parada para fazer a Carta Verde (Seguro contra terceiros obrigatório para circular no Mercosul), abastecer as motos e tomar café da manhã. O reabastecimento não foi possível, pois não havia combustível (parecia um presságio do enfrentaríamos).

Passamos ainda na Anvisa para fazer a CIV (Carteira Internacional de Vacinas), onde “quase” perdi a chave moto.

Encontramos um posto de combustíveis, abastecemos as motos, passamos numa farmácia para que o Mauro comprasse alguns remédios e seguimos para fronteira Brasil-Argentina.

DSC42213 DSC42231

Distintamente em relação a outras viagens começamos a enfrentar congestionamento na aduana brasileira, antecipando o que encontraríamos na aduana argentina.

Pouco depois da ponte internacional na divisa dos dois países já havia fila, que vagarosamente foi findando até complexo aduaneiro.

De posse do passaporte fui liberado sem problemas. Mauro teve que solicitar um visto (permiso), através de um formulário.

Trocamos um pouco de dinheiro, consegui trocar R$1000 em pesos argentinos e R$1800 por dólares americanos, não era a quantidade que gostaria (achava que faltaria).

Tomamos um lanche numa lanchonete anexa ao complexo. Voltamos para a estrada quase meio dia. O clima estava limpo e quente, um pouco abafado.

Em Garuhape-RA paramos para comer algo. Ao pagar o garçom me “assaltou” A$10,00 no troco. Mauro abasteceu sua moto e seguimos sob um calor intenso.

O próximo abastecimento foi em Posadas-RA no antigo e tradicional posto YPF. Onde aproveitamos e fizemos uma pausa para lanche.

Era por volta das quatro da tarde e estávamos  a mais de 300km de Corrientes-RA. Resolvemos seguir já que o sol estava alto e poderíamos chegar ainda dia.

DSC42262 DSC42280 DSC42282

Durante todo o dia muitas crianças nos carros acenavam para nós nas motos, era uma sensação interessante vez o interesse infantil. Eu aproveitava e brincava com elas também.

Faltando 20km para Corrientes-RA, Mauro parou na frente de um posto pois sua moto estava na reserva. Infelizmente sugeri que abastecêssemos no nosso destino final.

Na entrada de Corrientes-RA a grande surpresa e decepção, os postos estavam sem gasolina. Fiquei indignado  com a situação. Passamos em quatro postos e nada.

Ao analisar as possibilidades, resolvemos seguir para o centro da cidade e encontrar um hotel ou um posto de combustível.

Quando encontramos um posto, tinha uma enorme fila, mas nos encheu de esperanças. Fizemos um retorno e aguardamos na fila nossa vez.

Aliviados depois do estresse gerado pela situação e com a alma recarregada, partimos em busca do hotel.

Hospedamo-nos, tomamos banho e fomos jantar um Bife de Chorizo, num restaurante chamado Enrico.

Por volta da meia noite e meia fui descansar.

Gastos no Dia:  A$ 245,25 / R$ 164,70 / Total R$ 277,91

R$ 3,80 – Pedágio Céu Azul/PR
R$ 4,90 – Pedágio São Miguel do Iguaçú/PR
R$110,00 – Carta Verde 15 dias
R$ 46,00 – Combustível DL650 V-Strom (2138km – 18,410l – R$/l 2,499) Ipiranga – Foz do Iguaçú/PR

Câmbio (Peso Argentino A$2175 / Dólar US$1000) R$1000+1800

A$ 20,00 – Empanada+Refrigerante (Aduana) (R$ 9,20)
A$ 30,00 – Lanche (Garuhape/RA) (R$ 13,79)
A$ 10,00 – Roubo Troco (R$ 4,60)
A$ 75,00 – Combustível DL650 V-Strom (2443km – 15,102l – A$/l 4,966) YPF – Posadas/RA (R$ 34,48)
A$ 9,25 – Lanche (R$ 4,25)
A$ 70,00 – Combustível DL650 V-Strom (2775km – 16,556l – A$/l 4,229) YPF – Corrientes/RA (R$ 32,18)
A$ 32,00 – Jantar (Bife de Chorizo) (R$ 14,71)